Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

Compreendi a frialdade dessas almas quando senti no meu íntimo aquele repto que refletiam os olhos dos pagãos: “Demonstrai-nos com vossas vidas que Cristo vive!”.Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O VERDADEIRO VALOR


Outro dia enquanto estava fazendo os exercícios na clínica de fisioterapia, ouvi uma conversa entre duas mulheres que estavam na outra sala.

Conversavam sobre o fato de terem ficado sem os respectivos maridos, não sei se por falecimento ou separação, peguei a conversa pelo meio.

Falavam sobre as vantagens da situação, como era melhor poder ir e vir sem ter que dar satisfação, fazer o que quisessem, etc.

Lá pelas tantas, uma delas disse: “e a tampa do vaso sempre levantada? Ah! como incomoda a tampa levantada!”

Guardei essa frase como síntese da conversa, e eu que não troco a companhia do meu marido por nada, comecei a refletir.

Lembrei dos tantos e-mails recebidos com queixas delas contra eles, e suas respectivas revanches masculinas. Ambas nos fazem rir, mas no fundo trazem um quê de revolta.

Será que damos o verdadeiro valor àquela pessoa tão especial que Deus colocou ao nosso lado?

Que importância tem que a tampa do vaso fique levantada, se o vaso (e o espelho, e as cortinas e até a casa) ele comprou na cor que eu gosto, mesmo que seja cor de rosa?

Que importância tem que eu tenha que dizer: “querido vou dar um pulo na casa da minha amiga”, se quando me demorar na conversa ele vai estar me esperando de carro na porta da minha amiga?

Que importância tem se ele não se lembra do dia em que nos conhecemos, ou da data do casamento, ou qualquer outra data, se na hora que eu estiver triste ele vai estar do meu lado para me consolar?

Que importância tem qualquer uma daquelas milhares de reclamações repetidas até o cansaço, se quando nós dizemos uma piada, eles riem, quando nós estamos assustadas, eles nos cercam com seus braços, quando nós estamos confusas, eles nos orientam?

Será que alguma vez passou pelas nossas cabeças femininas que aquele homem que deixa a roupa espalhada pelo chão, a lata de biscoitos aberta, e que não pára de cutucar o controle da televisão, é capaz de fazer qualquer coisa para nos defender quando precisarmos, mesmo arriscando a vida?

Está na hora de dar menos importância a detalhes supérfluos e valorizar o que é realmente importante.

Lilia Diana - setembro 2011