Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

Compreendi a frialdade dessas almas quando senti no meu íntimo aquele repto que refletiam os olhos dos pagãos: “Demonstrai-nos com vossas vidas que Cristo vive!”.Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ESQUECERAM DE MIM


Estamos no final do Advento, ou seja, da preparação para o Natal.  Mas como é que entendemos ou vivemos essa preparação?
Lembro de uma história lida numa revista faz alguns anos. Contava a história que uma moça de 15 ou 16 anos chegava eufórica na escola numa segunda-feira comentando:
- No sábado fui ao meu primeiro vernissage! Adorei!
E ai vai contando tudo: roupa, dela e dos convidados, quem estava, os bebes e comes, etc.
No meio da empolgada narrativa, a sabichona da sala lança a queima-roupa a pergunta:
- E de quem eram os quadros?
Ai a garota se pergunta: quadros? Que quadros? Tinha uma leve lembrança de ter visto alguns quadros pendurados nas paredes, mas nem tinha prestado atenção... (para quem não sabe, vernissage é a inauguração de uma exposição de quadros).
Assim também a preparação para o Natal costuma se limitar a fazer as listas de amigo oculto, comprar e mandar cartões, pesquisar o preço do peru para a ceia, comprar presentes e mais presentes, resolver em casa de quem vamos passar a noite de Natal... E se no meio de esse redemoinho alguém chegasse e perguntasse assim a queima-roupa:
- E o aniversariante?
A maioria das pessoas ficaria que nem a garota da história:
- Aniversariante???? Tem alguém fazendo aniversário???????
Pois é, Natal significa NASCIMENTO, e a comemoração de um nascimento é a festa do ANIVERSÁRIO, e de quem? De JESUSCRISTO!!


 “ESQUECERAM DE MIM”, quem não se lembra do filme?
Uns anos atrás, na revista Brasil Cristão, li um artigo do Padre Zezinho no qual ele, relembrando o filme em voga na época, fazia um paralelo com o Natal.
Este é um trecho do artigo:
 “Você já chorou sozinho, no seu aniversário, porque ninguém telefonou, ninguém deu os parabéns, porque o dia do seu nascimento passou em branco? Imagine como eu deveria chorar no Natal. O que tem de gente que me esquece...
Não estou exagerando, não... Olhe ao seu redor!
‘Esqueceram de mim’ e inventaram uma história de trenó, de renas, de Papai Noel e chaminés. Esqueceram que vim do Céu, não do Pólo Norte. Esqueceram que não precisei de trenó, mas quis vir ao mundo por Maria, pela força e ação do Espírito Santo e que não preciso entrar por chaminés, mesmo porque elas quase já não existem. Eu quero entrar pelos corações!”

UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL!!

Lilia Diana

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DE QUEM É A FESTA DO NATAL?


Vai chegando dezembro e a cidade começa a mudar, milhares de lusinhas e enfeites chineses aparecem por todo canto.
As pessoas começam a ficar a mil pensando nas festas, nos presentes, nas comemorações, amigo oculto, confraternizações de trabalho, academia, clube, etc.
É assim em todas as cidades grandes e, graças à globalização, também está acontecendo nas cidades menores do interior.
A imprensa falada ou escrita, real ou virtual sente que não pode ficar de fora num evento que movimenta tantas pessoas e recursos. Ai quase todo que é colunista acha-se na obrigação pessoal, ou imposta pelo chefe, de escrever sobre o Natal.
Multiplicam-se os escritos, alguns mais concretos, outros menos, alguns mais fieis à verdade, outros menos, alguns focando o tema motivo das comemorações, e outros falando apenas dos usos e costumes, pois já não sabe mais o que realmente se festeja.
Para quem não sabe... Natal significa: nascimento (pode procurar no Aurélio), e a comemoração de um nascimento é a festa de aniversário. Mas de quem é o aniversário? De Jesuscristo.
Então, o Natal é uma festa religiosa dos cristãos. Alguns colunistas sabem disso, mas ao fazerem o seu artigo não sempre escrevem as verdades religiosas e sim o que eles acham que são essas verdades.
Foi assim que no ano passado, ou retrasado, me deparei como um artigo que discorria sobre o fato de que “antigamente a Igreja considerava a Páscoa a festa mais importante, hoje em dia a Igreja celebra mais o Natal”.
Tadinha da moça que escreveu esse artigo! Nem a missa ela vai, mal conhece a religião, e em vez de consultar a quem realmente sabe, decide escrever o que ela acha.
O natal é a festa mais importante para o COMÉRCIO, não para a Igreja.
Claro! É mais fácil vender presentes para um nascimento do que para uma morte...
É a festa mais importante para quem quer faturar, para quem quer dar um impulso a sua indústria ou comércio, para quem quer uma renda extra, para quem quer fazer um pé de meia....
E para os cristãos? Quem realmente vive a religião cristã, seja qual for a modalidade, sabe que a festa mais importante foi, é e será sempre a Páscoa.

No caso da Igreja Católica, sempre mais visada e/ou criticada, a diferença é bem definida.
Para o Natal se dedicam 4 semanas de preparação: o Advento, uma véspera e um dia na data: o Natal, e de 12 a 15 dias mais o menos após a data comemorativa: o Tempo de Natal que vai até o domingo após o 6 de janeiro.
Para a Páscoa, é bem mais tempo, são 40 dias de preparação: a Quaresma, uma semana na data: Semana Santa, e 50 dias após a data: o Tempo Pascal.
(fonte: Missal Cotidiano – Edições Paulinas)

Autora: Lilia Diana