Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

Compreendi a frialdade dessas almas quando senti no meu íntimo aquele repto que refletiam os olhos dos pagãos: “Demonstrai-nos com vossas vidas que Cristo vive!”.Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

segunda-feira, 16 de abril de 2012

QUEM VAI DEFENDÊ-LOS?


Lendo o Jornal A Tarde de domingo 15 de abril de 2012, me deparei com um artigo que me fez pensar e refletir. Logo veio na minha mente uma historinha ilustrativa que vou contar:

Tereza, solteira, assalariada, ganhando salário mínimo, vive com sua mãe dona Maria, aposentada, também ganhando salário mínimo, numa casinha alugada num bairro pobre.
Certo dia dona Maria adoece e é internada. Um mês depois, já medicada e passando melhor, o médico chama Tereza e diz: “filha, tua mãe tem uma doença incurável, tem apenas 9 meses de vida, não podemos fazer mais nada além de aliviar a dor. Leva ela pra casa, dá estes remédios e fica cuidando dela”.
Tereza responde: “Doutor, eu não posso ficar em casa cuidando da minha mãe e deixar de trabalhar, nem nosso dinheiro dá para pagar uma pessoa para cuidar dela. Doutor, por que não acaba com a vida dela agora? Por que não me garantir o direito de não carregar por 9 meses um ser que não vai sobreviver?

Parece chocante e inumano, mas é esse o argumento [“...garantir às mulheres o direito de não carregar na barriga por nove meses um feto que não vai sobreviver...”] enarbolado pelo autor do artigo do jornal que demonstra desprezo e pré-conceito desde o título: “Guerra santa e faniquitos clericais”.

No artigo onde quase a totalidade das palavras são pejorativas, o autor ataca os grupos religiosos contrários ao aborto de anencefalos que lutaram semana passada contra a lei que permite a morte desses inocentes, e olha que, ao contrário da personagem da minha historinha, o nasciturno nem vai dar trabalho, nem a mãe vai ter que deixar de trabalhar, nem precisar pagar alguém para cuidar...

Agora eu pergunto:

Quem mais vai defender esses coitados sem voz nem voto?

O Governo? Esses governantes que inventam mil impostos (tipo CPMF) com a escusa de aparelhar hospitais, mas depois usam os recursos para engordar contas particulares em paraísos fiscais?

NÃO, para o SUS sai mais barato pagar um aborto nos primeiros meses de gravidez, do que sustentar um pré-natal e pagar um parto ou cesárea...$$$$$

Os médicos? Esses profissionais que se supõe que estudaram para salvar vidas, mas (não todos) na prática fazem distinção de atendimento entre pacientes particulares e de plano de saúde, ou dormem nos plantões em que deveriam estar alerta e atendendo?

NÃO, se eles tem tão pouco respeito pelo cliente que não se importam de deixá-lo esperando horas a fio para ser atendido, vai se importar por um QUASE cliente que não vai frequentar seu consultório? (Obs.: eu também sou profissional liberal e, se nos meus mais de 35 anos de serviço tivesse deixado meus clientes esperando a metade do que eu espero nas salas de espera de médicos, teria perdido 90% dos meus clientes antes mesmo de fazer o serviço.)

A sociedade viciada em novelas? Aquelas mentes moldadas dia a dia paulatinamente durante anos a fio com idéias de individualismo, egocentrismo, comodismo, superficialidade e principalmente contra-valores?

NÃO, esses seres pensam só em si mesmos; MEU corpo, MINHA vontade, MINHA necessidade, MEUS direitos, MEUS gostos, MINHA conveniência, os dos outros? Só se servem para MIM!! Se me dão algum tio de lucro ou satisfação. Tadinhos dos anencéfalos que não vão dar lucro nem satisfação!!! Ao lixo com eles! e o mais rápido possível para poder curtir uma prainha com meu novo biquíni de griffe.

Restou mais alguém para defendê-los? Só os religiosos e as pessoas que ainda pensam e se preocupam com os direitos dos outros sem se importar de serem rotulados de “moralistas”, “fanáticos”, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário