Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

Compreendi a frialdade dessas almas quando senti no meu íntimo aquele repto que refletiam os olhos dos pagãos: “Demonstrai-nos com vossas vidas que Cristo vive!”.Valor Divino do Humano - Jesus Urteaga Lodi

domingo, 18 de agosto de 2013

FESTA DE NOSSA SENHORA DE ABOBORIZ



PROCISSÃO DE LUZES ATÉ A CAPELA DE NOSSA SENHORA DE ABOBORIZ
CAPELA DA GAMELEIRA – CAMPO FORMOSO – BAHIA


No dia 15 de agosto, dando início às celebrações em honra a Nossa Senhora de Aboboriz, aconteceu uma procissão de luzes saindo da Matriz para a Capela da Gameleira.









foto postada por Antônio Gabriel no Panoramio



A concentração foi no átrio da Matriz onde se deu início à reza do Rosário.






A procissão seguiu pelas ruas da cidade em direção à Vila Pernambucana onde mais devotos foram se incorporando.




A imagem de Nossa Senhora ia à frente dos devotos até as ruínas da antiga Capela da Gameleira.




O povo lotou a antiga Capela.


Nossa Senhora foi homenageada com orações e cantos.


O pároco, Frei Wellington, fez uma breve explicação da origem da devoção a Nossa Senhora da Aboboriz, e convidou os presentes que já conheciam a Capela a falarem um pouco da história que viveram, e contarem sobre como era a Capela antes da destruição.



No sábado, 17 de agosto, aconteceu o encerramento da semana da família que foi comemorado com uma nova procissão até a Capela de Nossa Senhora da Aboboriz culminando com uma missa no interior das ruínas.


A Paróquia está empenhada na reconstrução da Capela de acordo com a forma original, e para tanto se convida a população que tiver fotos ou desenhos a levar à secretaria da paróquia para formar um acervo gráfico que possa ajudar aos arquitetos na reconstrução.

HISTÓRIA DA CAPELA

A Capela foi erigida em 1762 pelo padre Manoel Monteiro, grande devoto da Santa que tinha um Santuário em Amoreira, município de Óbidos, Portugal.

A Capela foi saqueada e quase destruída no século passado, hoje as ruínas deixam ver a beleza de outros tempos.





11 comentários:

  1. othórgenes brandão18 de agosto de 2013 às 21:29

    Mede-se o valor de um povo pelo cuidado com sua memória e sua cultura.
    E sempre é tempo de despertar para isso.
    A luta para preservação da ruína da Capela da Gameleira tem esbarrado em muitos fatores, agora, quem sabe com a participação da Igreja Católica possamos assistir algo de mais concreto.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Orthógenes, a Paróquia, Gabriel e eu estamos na luta por devolver a Capela à comunidade e preservar assim a memória da Cidade.
    A preservação das ruínas, apenas, não iria a dar em nada a longo prazo, ficaria dependendo de que alguém ou alguma instituição ou governo tivessem interesse em cuidar de apenas uma "atração turística".
    Com a reconstrução da capela, ela sempre vai ficar cuidada pela Paróquia e pela comunidade. É como casa, se ninguém usa termina no chão.

    Lilia

    ResponderExcluir
  3. Que alegria esta notícia me trás. Há anos me pergunto, qual a razão de tanta indiferença às tradições nesta cidade. Parece que tudo que é passado os incomoda. Cultura parece uma palavra desconhecida da maioria das pessoas.
    Mas tenho uma pergunta que não me deixa calar. O que fizeram com a imagem da santa??

    ResponderExcluir
  4. Pelo que as pessoas da comunidade contam, a capela foi saqueada e as imagens e tudo que tinha valor foi levado e tal vez vendido em algum antiquário da capital.

    ResponderExcluir
  5. Boas noites caro amigos. Eu sou português e vivo no concelho de Óbidos mais propriamente na vila de Amoreira paróquia de Nossa Senhora da Aboboriz a qual deu origem a vossa Capela construída pelo pároco Manuel Monteiro irmão de 12 filhos desta Paroquia que eram todos os irmãos homens padres desta freguesia no real mosteiro de vale Benfeito da Amoreira de Óbidos.
    Gostaria de fazer um intercâmbio cultural entre estas duas paróquias de Portugal e Brasil
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Desculpe a demora em publicar e responder, é que este blog entra numa conta de e-mail que abro menos e só hoje vi que tinha chegado uma nova mensagem.
      Aqui na nossa Diocese as atividades presenciais ainda estão canceladas, tudo é virtual, mas vou entrar em contato com nosso Pároco para lhe fazer chegar o interesse do intercâmbio cultural que acho muito interessante.
      Na época eu andei procurando uma foto ou desenho da imagem original de Nossa Senhora da Aboboriz e não achei, só a que existe atualmente é que aparece na internet.
      Aqui pelo que consta na história do município, a padroeira da Capela era Nossa Senhora da Glória.
      Abraços

      Excluir
  6. Iris...as minhas saudações. Estou a proceder a uma investigação sobre história local. O que li no vosso blog, apela-me a aprofundar uma perceção exploratória sobre a Capela de Nossa Senhora de Aboboriz, certamente por influência da homónima da Paróquia de Amoreira, Óbidos, no século XVIII. Obviamente também li o comentário de alguém, aqui residente, embora não concorde mas todos os contributos para a consecução dos objetivos, são válidos e bem vindos. Gostaria, portanto, de estabelecer contatos com alguém possuidor de sensibilidade histórica e cultural, para - com rigor e credibilidade - podermos aprofundar esta temática. Meu nome...Luizinho Conceição Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luizinho, em primeiro lugar desculpa a demora em publicar e responder, tenho passado um tempo sem abrir o e-mail onde vão os comentários antes de publica-los.
      Tem um livro publicado sobre a história de Campo Formoso escrito por um professor. Eu tinha um exemplar, mas infelizmente não está mais no meu poder. Na Secretaria de Educação da Prefeitura deve ter um exemplar. Pode ser o ponto de partida para aprofundar na história. Vou entrar em contato com uma pessoa conhecida da Secretaria de Educação e retorno por este medio.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá Luizinho, tudo bem?! sou Antonio Gabriel e há tempos que também venho buscando esse intercambio de informações, inclusive estive em Amoreira em 2018, quando conheci a senhora Maria Sorares e o Padre Felipe da mesma paróquia. fui muito bem recebido e apresentado a essa linda vila da qual pude provar dos pêssegos da senhora Maria Soares. Pretendo voltar a portugal e junho deste no e gostaria de aprofundar os nossos elos. na oportunidade também posso encaminhar o que tenho de material de pesquisa, quanto o mesmo agradeceria da tua parte. O meu email para contato é antonio.gabriel.arq@hotmail.com e o meu facebook é Antonio Gabriel R

      Excluir
  7. Saúdo António Gabriel Rodrigues e Iris Savin. O António irei contatar por e-mail, ante a sua disponibilidade na franqueza do endereço. Ao Iris, agradeço também a disponibilidade manifestada e aproveito para citar que enviei um e-mail, há muito, à Prefeitura de Campo Formoso e, lamentavelmente, nunca obtive resposta. Reportarei o caso, mais pormenorizadamente, ao António. Para ambos, um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luizinho, como sempre pedindo desculpa pela demora, mudei o e-mail para o Google me avisar dos novos comentários mas não funcionou, continuam indo para o velho que abro pouco. Abraços

      Excluir